sábado, 19 de março de 2016

Taxa de Natalidade e Taxa de Mortalidade

Por: Thatiane Sousa

A taxa de Natalidade indica a quantidade de pessoas que nascem e a taxa de mortalidade indica a quantidade de pessoas que morrem. Essas taxas são sempre dadas em proporção ao número total de habitantes, o que permitirá determinar quanto uma dada população aumentou em um determinado tempo.

Sabemos que existem os países desenvolvidos (considerados os países ricos) e os países subdesenvolvidos (considerados os países pobres). As taxas de mortalidade e natalidade estão diretamente ligadas a condição do país.

Nos países desenvolvidos, a taxa de mortalidade é menor, pois a qualidade de vida nesses países é bem melhor do que nos países subdesenvolvidos. Nos países desenvolvidos, as principais causas de morte são: os tumores, as doenças do sistema respiratório e as doenças do sistema circulatório. Pesquisas mostram que a principal causa de morte no mundo é a desnutrição.

Vamos fazer uma comparação entre dois países, Noruega e África: Noruega se encontra entre os 10 países mais desenvolvidos do mundo. Possui uma taxa de mortalidade de 8,19 mortes/1.000 habitantes. Já na África, um país subdesenvolvido, possui uma taxa de mortalidade de 17,49 mortes/1.000 habitantes.

Com isso, podemos observar que nos países subdesenvolvidos a taxa de mortalidade é maior que nos países desenvolvidos. Então podemos concluir que a qualidade de vida das pessoas afetará na taxa de mortalidade do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário