sábado, 19 de março de 2016

A Fome no Mundo

Por: Livia de Oliveira e Gabrielly Rodrigues

Fome é a condição de um indivíduo quando este não possui a qualidade e quantidade ideal de alimentos para suprir suas necessidades, acontece pela falta de recursos para a obtenção destes, logo, países subdesenvolvidos e em estado de pobreza e miséria, apresentam maior número de pessoas que passam por esta situação. Porém esse estado não é característica exclusiva desses, mas também faz parte da realidade dos que vivem em determinadas regiões dos países emergentes como o Brasil, e até mesmo dos desenvolvidos.

Atualmente observa-se uma melhora na incidência de fome no mundo, isso através de iniciativas como o projeto Fome Zero do governo Lula no Brasil que apresentou resultados positivos em suas metas; apesar do problema ainda apresentar proporções mundiais absurdamente assustadoras. Objetiva-se um avanço contra essa situação de forma que todos possuam o mínimo de condições humanas para se alimentar e possuir uma vida saudável e digna, para isso, existem instituições como a ONU (Organização das Nações Unidas) e suas filiais como a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), que realizam pesquisas e a partir dos seus resultados elaboram metas incentivando o governo de países, ajudando os mais prejudicados, além de todas as suas outras ações importantíssimas.

De acordo com a FAO, a fome não acontece por não termos alimento suficiente, e sim por causa da sua má distribuição e da desigualdade socioeconômica no mundo. Segundo o relatório de 2010 desta, cerca de 5 milhões de crianças morrem de fome todo ano.

Enquanto em países como os da África Subsaariana e o Sul da Ásia, que são os mais afetados, passam por necessidades extremas, existe um desperdício de comida alarmante em todo planeta, principalmente em nações desenvolvidos, já que possuem uma maior rede de restaurantes, de fast food, supermercados e consumidores que podem comprar mais do que consomem, acarretando em uma maior quantidade de sobra. Com base em uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente. Isso significa que 30% da quantidade de alimentos produzidos no mundo são jogados no lixo sem terem sido aproveitados. Este número é quatro vezes maior que o necessário para acabar com a fome no planeta terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário